Hoje um aluno me perguntou: Silvia, qual exercício é bom pra coluna? E eu respondi: Quando você faz essa pergunta, o que você quer? Sente que sua coluna precisa de quê? E ele me disse: Algo que a alongue, flexibilize, proporcione espaço entre as vértebras, e que trabalhe também a parte energética.
Mesmo sem perceber, nossas dúvidas estão permeadas de uma visão científica; racionalizamos e separamos nosso corpo por partes, assim como a medicina com suas especialidades. Então, queremos uma receita, um exercício pronto que nos leve diretamente ao que desejamos.
Mas a resposta para essa questão específica é um pouco mais abrangente: o yoga é um sistema holístico que “se baseia na unificação da mente, do corpo e da alma, melhorando o bem-estar mental, físico e espiritual das pessoas.”
Como professora de yoga, sei que para entendermos, explicarmos ou demonstrarmos algo, precisamos de uma didática para apresentar o assunto por partes. E para mostrar o caminho das pedras de como cuidar bem da sua coluna, sugiro que você, que também quer beneficiar todo o seu organismo por meio da saúde da coluna, entenda e pratique os cinco movimentos da coluna, estimulando beneficamente tanto o físico – músculos, tendões, articulações, sistema nervoso – quanto a fisiologia sutil, nossa parte energética, que no yoga é chamada de nadis ou canais de energia. A confluência dos nadis forma vórtices chamados de chackras (rodas de luz), e os 7 principais estão ao longo da coluna vertebral. Por meio da prática de yoga, com seus cinco movimentos da coluna, é possível desobstruir esses canais energéticos.
É excelente o questionamento feito por meu aluno, pois nos leva a essa busca por autoconhecimento, isto é, aprender a como utilizar os instrumentos que o hatha yoga oferece para nos tornarmos mais saudáveis no corpo físico e sutil.
Afinal, todos nós somos capazes de fazer essa investigação inteligente e simples, e, assim, ter acesso a esse autocuidado que só o yoga pode nos proporcionar.
Namastê!
Silvia Oliveira