Dicas para manter-se firme na prática do yoga – e assim, colher os frutos de renovo e qualidade de vida

Dicas para manter-se firme na prática do yoga – e assim, colher os frutos de renovo e qualidade de vida

CONSTÂNCIA

Algo que realmente faz a diferença é manter a constância. Porém, sabemos que muitos empecilhos podem surgir no caminho: a correria do dia a dia e o cansaço, que pode vir de muitas fontes – como sobrecarga no trabalho, dores, indisciplina etc.

Se analisarmos essas fontes que sugam nossa energia, perceberemos que algumas delas são inevitáveis. Porém, podemos controlar alguns hábitos e pensamentos se tivermos consciência do que nos atrapalha.

Como eu posso estar mais disposta (o) para praticar yoga? O ideal é cultivar esses hábitos sempre, mas você pode começar fazendo um ritual para os dias da sua prática de yoga, por exemplo.

Os preceitos éticos do yoga – yamas e niyamas dão sustentação a todo o sistema. Vale a pena revisar e empenhar–se em vivenciá-los se deseja ver o yoga desabrochar em todas as áreas da sua vida e te transformar!

42-37048921-e1403198102992

Vamos relembrar os prismas de alguns deles.

Cultivar gratidão – santosha

Mesmo em dias difíceis é possível buscar aspectos da nossa vida que somos gratos. E assim você poderá iluminar seus pensamentos com vários desses lampejos. E claro que sempre ajuda ter um sorriso no semblante!

Moderação dos sentidos – brahmacharya

– Dormir melhor – na noite anterior a sua prática de yoga, se possível, tenha oito horas de sono, faça uma refeição leve e um relaxamento autoconduzido (yoga nidra) antes de dormir.

– Respirar melhor – durante todo o dia procure dar atenção a sua respiração, expirando devagar; faça desse foco um processo meditativo.

Autodisciplina – tapas

Para manter a constância precisamos de autodisciplina. Praticar yoga e meditação pode ser considerado algo lúdico e até supérfluo. E, às vezes, temos a impressão de que não terá tanto problema assim se não praticarmos com certa constância. Veja bem! Quando fazemos yoga dando o nosso melhor, nos sentimos mais centradas (os) e tranquilas (os), e esse é o nosso “normal”; nem percebemos a diferença. Só quando não treinamos é que ficamos estranhas (os), irritadiças (os) e desconcentradas (os).

É claro que vai dar algum trabalho (como todas as coisas que valem a pena na vida). Você terá de se organizar, tirar algum tempo de qualidade pra isso; terá de dar certa prioridade. Criar uma rotina com hábitos saudáveis com o tempo se tornará algo prazeroso e você construirá um porto seguro pra se renovar e voltar sempre que precisar.

Namastê!

Silvia Oliveira