Como se manter zen?

Como se manter zen?

Após um excelente fim de semana, você sai de casa todo animado. Poucos minutos depois, está no meio de um engarrafamento. Pronto! A sensação de bem-estar foi pelos ares. Como você pode aprender a se controlar? A prática de hatha yoga pode ajudá-lo.

Já notou como, o tempo todo, seus cinco sentidos demandam sua atenção? Recebemos cada vez mais estímulos, que podem ser tranquilizadores ou estressantes, muitas vezes de forma agressiva, como a poluição visual, auditiva e do ar que respiramos. A prática do pratyahara, que recolhe a mente dos sentidos, pode fazer muito bem para você no dia a dia.

Conhecendo a base que fundamenta toda a prática do hatha yoga, percebemos que esse quinto importante passo – pratyahara, que é a concentração de nossas forças mentais no interior do ser, é primordial para introduzir a meditação em nossos hábitos. Embora o estudo e a descrição do ashtanga yoga – ou yoga de oito partes, seja feito separadamente, ele está presente em todos os momentos da prática de yoga.

Voltemos ao exemplo do engarrafamento e de sua interferência sobre nós. Ao dirigir, o ideal é que, haja o que houver, você se mantenha concentrado e conserve o autocontrole para que possa tirar o melhor proveito do momento presente e ter bons desdobramentos, além de evitar acidentes e preservar sua saúde física e mental. Falar é fácil, não é? Porém, o que fazer quando fatores externos tentam desviá-lo disso?

natarajasana-praia

Como a prática de yoga me ajuda a me manter mais concentrado?

Tudo o que você faz durante a aula de yoga com o corpo (asanas), a respiração (pranayama), a mente (samyama) e o aprendizado ético de como se relacionar com os demais e consigo mesmo (yamas e niyamas) pede o exercício constante de concentração (pratyahara). E assim, você leva para a vida tudo que pratica no yoga e vice-versa, e quando menos esperar, seu olhar e sua conduta em relação aos acontecimentos e às pessoas vão estar mais atentos e contemplativos, e você, mais feliz e presente em tudo o que faz! Ou, ao menos, vai notar quando estiver longe disso e, assim, vai conseguir encontrar o caminho de volta ao “ser”.

Tome as rédeas de seu autocontrole e aprenda a treinar sua concentração.

Namastê!

Silvia Oliveira