Assim como o nosso organismo é um todo interdependente, o yoga em seu sistema oferece ferramentas para cuidar do corpo, da mente e da respiração, atendendo ao nosso ser integral.
A base para todas as melhorias e benefícios é o controle respiratório.
No yoga, que não tem a respiração como um fim em si, mas como um instrumento inerente a sua prática, valoriza-se a pausa e o prolongamento da expiração.
Respirar profundamente estimula o funcionamento dos órgãos e vísceras (principalmente coração, estômago, rins e intestino) que, por meio dos movimentos respiratórios, recebem uma massagem.

Por meio da prática do hatha yoga, reaprendemos a respirar de forma consciente, entendendo como a respiração funciona e como usar melhor a nossa capacidade pulmonar — algo que pode ser aprendido e praticado no dia a dia. Equilibrando ritmo, associando técnicas (como os bandhas) e potencializando resultados.
A respiração consciente facilita a prática da meditação e do relaxamento, regula o sistema nervoso e as emoções, trazendo foco e bem-estar.
Fica o convite para começar 2026 com a prática do yoga, reaprendendo a respirar, cultivando a presença e desfrutando a vida com mais calma e consciência.
Namastê!
Silvia Oliveira